MENHIR

S. Paio de Antas é formado pelas Antas e Menhir. Trata-se  de monumentos caracteristicos da cultura megalitica. São monumentos a base de pedra geralmente mal trabalhadas e onde a ausência do aparelho é quase sistemático.
 

 As Capelas

A capela de Santa Tecla é sem duvida a maior da freguesia.

Capela Senhora dos Remédios hoje é um ponto de referência obrigatório para a gente da terra. Os 3 maiores lugares da freguesia são: Azevedo, Belinho e Guilheta.  Foi fundada em 1590.

 

                                                                               

 

As azenhas, os moinhos, e os engenhos

As azenhas foi difundida pelos árabes. No Rio Neiva predominam as azenhas, os ribeiros e afluentes e os moinhos. As azenhas do Minante mudou varias vezes o nome ao longo da sua história. Estas azenhas incluiram ainda um alambique para destilar aguardente um engenho da serração de madeira e um engenho de triturar linho.                                                           

                                  

Quinta da Malafaia

Quinta da Malafaia, num espaço de cerca de 2 hectares e meio foi construido o maior arraial noturno chamado Quinta da Malafaia e da tradicional eira. Foi inaugurada a 25 de Abril de 1999. A sua abertura ao publico foi no dia 1 de Maio.

A Quinta da Malafaia é um espaço de festa onde se raliza todos os anos os convivios com os idosos, também casamentos e passagens de ano.Todos fins de semana ao fim da tarde há sempre arraial nocturno onde vem muita gente de fora. Em relação a comida é muito bom porque temos as sardinhas assadas, broa, vinho, sumos para os mais novos e o famoso champarião. Ao final da noite la para as 24h ou 1h da manha existe sempre a banda da Quinta da Malafaia e no fim da noite saltam milhares de baloes para encerrar a noite.  

                                                                            


Banda de Musica de Antas

A Banda de Musica foi fundada em 1922 por o Senhor Manuel Rodrigues Laranjeira, mais conhecido por o Mestre Laranjeira e tinha 28 anos de idade.

A banda de Música começou com 14 músicos apenas. O seu primeiro nome foi Banda Marcial de S.paio de Antas. O comandante Joao de Vasconcelos dos Bombeiros Voluntários de Esposende propos ao Mestre Laranjeira que a Banda passa-se a representar a corporação. foi assim que a banda então contava já com 20 elementos e veio-se a chamar Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende. Fez a sua entrada solene em Esposende em Julho de 1925. O mestre Laranjeira faleceu a 19 de Janeiro de 1978 que tinha quase 84 anos de idade. A 9 de Dezembro a Banda já com farda nova e novo regime apresentava-se á freguesia, no adro da Igreja Paroquial uma homenagem ao seu fundador e regente Mestre Laranjeira. Passados alguns anos em 1989 por desentedimento o Mestre Leonardo Vieira foi dispensado e para o seu lugar foi contratado o actual Mestre Valdemar Sequeira.

Neste momento o Mestre Valdemar Sequeira teve que sair da Banda e como Mestre e no seu lugar veio o Mestre Diogo Costa que ainda hoje é o Mestre da Banda.

 

Clube de caça e pesca de Antas

O clube de Caça e Pesca de Antas foi fundado a 11 de Maio de 1944, por um grupo de caçadores e pescadores da freguesia constituem objetivos do clube de caça e pesca de Antas, consagrados nos seus estatutos o fenómeno, ordenamento e defesa dos interesses da caça, pesca, tiro e similares, admistração, promoção de zonas de caça associativa, promoção de actividades.

 

Praia de S.Paio de Antas

 

Praia de Antas, também conhecida por Praia de São Paio de Antas, tem um areal com cerca de 1,2 Km, preenchido ao longo de grande parte da sua extensão poseixos rolados. É ladeada por terreno de mata a Este.
Esta é uma praia isolada, sobretudo, frequentada pelos utentes do Parque de Campismo do BelinhoPertence à foz do Rio Neiva pela margem Sul.
O acesso é feito através das localidades de Laje, ou Santo Amaro se vier de Sul.

 

                                                        

Contacte-nos